Melro da Rocha

imagesA visão de um melro-das-rochas empoleirado sobre uma rocha constitui, muitas vezes, o momento alto de um dia de observaçao em zonas de montanha. (avesdeportugal.info).

Identificação

É um passeriforme de tamanho médio, um pouco mais pequeno que o melro-preto. O macho é facilmente identificável pela sua cor azul, que é particularmente intensa durante a época de reprodução e um pouco mais mortiça no Inverno. As asas são mais escuras e são frequentemente mantidas em posição “descaída”. A fêmea é acinzentada e os juvenis apresentam frequentemente manchas no peito. Pode ser confundido com o melro-das-rochas, mas este último tem a cauda e o peito cor-de-fogo.

Abundância e calendário

O melro-azul pode ser observado no  nosso cantinho das Pedras Lavradas durante todo o ano. É geralmente uma ave solitária.
Distribui-se de norte a sul do país mas a sua distribuição é  bastante fragmentada e a espécie não pode ser considerada comum em nenhuma zona do território. Por isso uma vista às Pedras Lavradas pode ser uma excelente oportunidade para observar esta belo pássaro.

( Todas as fotos deste artigo respeitam os direitos autorais com a manutençaõa da marca de agua e a menção ao texto parcial do site www.avesdeportugal.info )